Casos de Covid explodem em Cachoeirinha, que já tem 550 mortes – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Ômicron - Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases

Casos de Covid explodem em Cachoeirinha, que já tem 550 mortes

Mais de 30 pessoas estão testando positivo diariamente, conforme boletins epidemiológicos

Cachoeirinha – Dezembro iniciou com uma forte alta no número de caso de Covid em Cachoeirinha e com mais uma morte, totalizando 550. O último boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde, da secretaria municipal da Saúde, publicado na última sexta-feira (23), mostra que em 7 dias foram registrados 237 novos casos, uma média de 33 por dia.

Publicidade
Publicidade

Na comparação com o levantamento publicado no dia 2 de dezembro, já são 677 novos infectados somente neste mês. Na comparação com novembro, quando ocorreram apenas 55 registros, a alta é significativa. O aumento expressivo levou a prefeitura a tornar obrigatório o uso de máscara nos serviços de saúde.

Publicidade

No Rio Grande do Sul há um aumento também. O diretor-geral do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Vallandro, comenta que a nova variante BQ.1 uma sublinhagem da Ômicron, tem sido predominante nas amostras sequenciadas. Em Cachoeirinha, conforme o último boletim epidemiológico, entre as amostras investigadas, 20 foram da variante Delta e 16 da Ômicron.

As queixas de pacientes que procuram as unidades de saúde tem sido as mesmas do período mais tenso da pandemia: coriza, febre, dor de garganta e sintomas mais leves. Segundo a secretária municipal da Saúde, Bianca Breier, a vacinação contribuiu para que os pacientes infectados não evoluam para quadros mais graves.

Publicidade

Bianca, contudo, ressalta que os cuidados pessoais devem ser mantidos. Quem apresentar sintomas deve procurar atendimento em uma unidade de saúde. As da Estratégia da Saúde da Família atendem somente moradores da região cadastrados. Quem possui outras doenças, as comorbidades, deve redobrar os cuidados, já que esses pacientes correm maior risco de evoluírem para um quadro grave.

“Além dos cuidados, é importante destacar que as pessoas precisam completar o esquema vacinal”, destaca Bianca. No site da prefeitura (clique aqui) há uma lista com os locais de vacinação, lista de documentos e telefones. A pessoa pode entrar em contado para conferir os horários e tirar dúvidas sobre seu caso.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.