Casos de Covid começam e cair em Cachoeirinha, mas mortes seguem em alta

Média móvel calculada pelo site oreporter.net mostra tendência de queda no número de casos, mas como há muitos casos as mortes seguem em alta
Cachoeirinha – O número de casos de Covid-19 em Cachoeirinha apresentou um indicativo de redução nos últimos sete dias conforme a média móvel calculada pelo site oreporter.net. Depois de uma alta expressiva em decorrência das aglomerações do Carnaval e da adoção de medidas mais restritivas com a bandeira preta no Distanciamento Controlado do RS, novos positivados começaram a diminuir.
Nesta segunda-feira (8) a média móvel mostra uma redução de 22,18% em novos casos na comparação com 14 dias atrás. Quando o percentual varia 15% para mais ou para menos indica um quadro de alteração.
A queda nos números, contudo, pode não refletir 100% da realidade tendo em vista a alta demanda por atendimentos. Na sexta-feira (5), somente no aplicativo Cachoeirinha Contra o Coronavírus havia 500 pessoas na fila de espera de retorno da equipe médica da secretaria municipal da Saúde. São pessoas que apresentaram sintomas e aguardavam avaliação para saber se seriam ou não submetidos a um teste.

A média de casos nesta segunda estava em 32,57 por dia. No gráfico acima, as colunas em cinza mostram os casos diários e a linha vermelha é a média móvel de sete dias. Para acessar o gráfico interativo, clique aqui.
O secretário da Saúde, Juliano Paz, disse à reportagem na manhã desta terça-feira (9) que durante o dia acontecerá uma reunião com a equipe técnica para ser feita uma avaliação do trabalho e poderá ter uma visão mais real se a disseminação do vírus apresenta ou não uma estabilidade ou até redução.
A rede de saúde no RS continua com UTIs lotadas e em Cachoeirinha, no Padre Jeremias, não é diferente. No Hospital de Campanha havia nesta segunda 40 internados, mas apenas um usando respirador.
Mortes seguem em alta
- Junho – 5
- Julho – 11
- Agosto – 31
- Setembro – 24
- Outubro – 24
- Novembro – 18
- Dezembro – 24
- Janeiro – 22
- Fevereiro – 17
- Março – até dia 8 – 22
Com UTIs lotadas, o número de mortes tende a continuar crescendo. Somente em Cachoeirinha, em oito dias de março, 22 pessoas morreram vítimas a Covid conforme o boletim epidemiológico da secretaria municipal da Saúde divulgado no final do dia desta segunda. O total de mortes até o momento já ultrapassou o registrado durante fevereiro e igualou ao de janeiro.





