Caso Covid: teste em vereadores passa para terça e haverá Sessão - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Rubens Otávio - Foto: Arquivo/oreporter.net

Caso Covid: teste em vereadores passa para terça e haverá Sessão

Mesa Diretora publicou Nota Oficial nesta segunda-feira (18) afirmando que secretária da Saúde não deu retorno para pedido de orientações. Secretário nega

Cachoeirinha – O teste rápido para Covid-19 nos 17 vereadores de Cachoeirinha, que iria ser aplicado nesta segunda-feira (18), foi transferido para esta terça-feira (19), a partir das 9 horas. A Sessão Ordinária da noite, iniciando às 18 horas, está mantida.

As decisões foram tomadas nesta segunda e o Legislativo emitiu uma Nota Oficial afirmando que não recebeu nenhum retorno da secretaria da Saúde sobre pedido de orientações sobre quais medidas deveria tomar diante do ocorrido na última Sessão na semana passada.

O vereador Rubens Otávio participou de uma atividade social do PSL, partido pelo qual é pré-candidato à prefeito, quando recomendações de distanciamento social não foram respeitadas. O parlamentar, inclusive, posou para fotos abraçado com filiados e em uma aparece sem máscara. As fotos foram deletadas da página do partido no Facebook.

Uma das filiadas é sua assessora e testou positivo para Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. O vereador só leu o aviso enviado pela Saúde quatro minutos depois de ter iniciada a Sessão da última terça e permaneceu nela, recebendo críticas do vereador Brinaldo Mesquita no dia seguinte. “A gente precisa ser mais humano com o ser humano. A política não pode ficar acima da vida”, disse à reportagem na semana passada.

A fala de Rubens, de que Brinaldo poderia sentar ao lado dele que não iria pegar o vírus, rendeu até um meme que circula pelas rede sociais. Com o título “vereador do vírus” a montagem em vídeo abre com o pronunciamento dele na Tribuna e encerra com o meme do caixão, um ritual em funerais que acontecem em Gana, na costa oeste da África, e que viralizou na internet.

Conforme a Nota Oficial da Câmara (leia no final da matéria), a assessora circulou pelo Legislativo de 4 a 8 de maio. Já a higienização das dependências do Legislativo foi realizada no último sábado. As Sessões, assim como as reuniões das comissões permanentes, estão mantidas. A Mesa Diretora prorrogou o decreto limitando as atividades no Legislativo até o próximo dia 22 de maio.

Na semana passada, depois do caso da Covid, o presidente da Câmara, Edison Cordeiro, concedeu entrevista para o site da capital GauchaZH. Na matéria foi informado que ele disse que as sessões estavam suspensas e que testes seriam aplicados em todos os vereadores, CCs e servidores. Já a assessoria de imprensa havia informado ao oreporter.net que uma decisão seria tomada apenas nesta segunda, o que se confirmou.

Reclamação contra a secretaria da Saúde

Na Nota Oficial, a Câmara informa que não recebeu nenhum retorno de e-mails e contatos telefônicos com a secretaria da Saúde. Para à reportagem, o secretário Dyego Matielo, disse que conversou com o presidente na manhã desta segunda, depois das 10h30min.

“Solicitei a lista de vereadores para fazemos a testagem amanhã [terça] de manhã. Caso nenhum teste positivo não há motivo para as Sessões serem suspensas. As recomendações de distanciamento social, uso de máscara higienização das mãos, que valem para todas as pessoas, devem ser seguidas”, disse.

Matielo explicou que as demais pessoas que tiveram contato com Rubens não serão testadas já que não foi ele o caso positivo e sim a assessora. Conforme o secretário, os 17 testes nos vereadores funcionarão como uma amostra do grupo de pessoas que teve contato direto ou indireto [quando o vírus é contraído por contato com uma superfície contaminada] com a assessora.

Caso algum parlamentar teste positivo será avaliado o procedimento a ser adotado. Independentemente disso, todas as pessoas foram orientadas a monitorarem seus quadros de saúde em caso de algum sintoma procurar atendimento médico, preferencialmente se cadastramento no aplicativo do coronavírus.

Leia, na íntegra, a Nota Oficial da Câmara:

Sobre o caso de uma assessora legislativa que teve confirmado seu contágio com o novo coronavírus (covid-19) pela Secretaria Municipal de Saúde, a Mesa Diretora esclarece que:

– No dia 14 de maio, foi enviado o ofício 34/2020 e recebido na mesma data pela Secretaria Municipal de Saúde com a seguinte mensagem:

Ao Sr. DYEGO MATIELO

Secretário Municipal de Saúde

Cachoeirinha – RS

Considerando a testagem positiva da servidora S. A., lotada nesta Casa Legislativa, para o novo coronavírus (COVID-19), conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde através do Ofício nº 2530/20/Setor de Vigilância e Epidemiologia, solicitamos que esta Secretaria informe quais os procedimentos técnicos a serem adotados pelo Poder Legislativo municipal neste momento visando evitar a contaminação dos demais servidores deste Poder, haja visto que a Sra. S. A. circulou pelas dependências da Câmara Municipal de Cachoeirinha no período de 04 a 08 de maio, conforme relata o ofício supracitado.

Solicitamos urgência na resposta a este Ofício por parte da Secretaria Municipal de Saúde, em razão da gravidade do caso e da necessidade de rapidez na adoção das medidas que a situação requer.

– Na manhã desta segunda-feira (18), tentamos o contato telefônico diversas vezes com a Secretaria Municipal de Saúde, onde na única vez que obtivemos o contato, nos foi informado que somente depois das 10h30min seria possível dar um posicionamento, o que não ocorreu. Foi enviado um e-mail para a Secretaria da Saúde cobrando um posicionamento referente ao ofício 34/2020 e ainda não obtivemos resposta;

– No último sábado (16), foi realizado o serviço de sanitização em todas as dependências da casa, por uma empresa especializada neste tipo de serviço;

– A Mesa Diretora está orientando que todos os servidores, funcionários terceirizados, assessores e vereadores que sentirem qualquer um dos sintomas relacionados ao novo coronavírus, procure imediatamente o serviço público de saúde, seja uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para que receba as orientações médicas de como proceder em cada caso;

 – O município também disponibiliza um aplicativo que pode ser baixado na plataforma Android ou IOS, onde o usuário pode entrar em contato com a SMS e obter orientações caso apresente os sintomas. O endereço para baixar o arquivo http://cachoeirinha-rs.coronavirus.tmp.br 

 – A Mesa Diretoria está avaliando o sistema de votações eletrônicas nas Sessões Legislativas, enquanto isso, as Sessões Ordinárias continuarão ocorrendo, conforme nova Resolução Legislativa.

LEIA MAIS

Vereador teve contato com positivada por Covid e vai na Sessão da Câmara

Depois de Covid em CC de Rubens, Câmara pede orientação à Saúde

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.