Cartão TEU! para idosos já está disponível e tem reconhecimento facial - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Reconhecimento facial evita fraudes e permite que idosos passem pela roleta - Foto: Divulgação

Cartão TEU! para idosos já está disponível e tem reconhecimento facial

Por enquanto, somente moradores de Gravataí podem fazer o cartão. Para Cachoeirinha ainda não foi disponibilizado no site do cartão TEU! um local para a solicitação

Já está em vigor o cartão Melhor Idade para pessoas acima de 65 anos, em ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre, benefício aprovado pelo Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (CETM) em julho. E os usuários do consórcio TEU! podem contar com uma ferramenta extra que facilita o uso do benefício: o reconhecimento facial.

Para desfrutar do cartão, o usuário idoso realiza seu cadastramento na empresa operadora, e passa a utilizar a roleta interna do ônibus, que é liberada após checagem da câmera de controle embutida no sistema eletrônico TEU!.

Não sendo mais necessária a permanência do usuário na área anterior à roleta, o novo sistema beneficia também os demais usuários do transporte metropolitano, pois resulta em maior fluidez para os passageiros na entrada do veículo.

“O cartão confere identidade e dignidade ao usuário, fazendo parte de seus direitos como cidadão. No caso dos idosos, esse benefício é ainda mais relevante”, comenta Alexandre Biazus, presidente da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM).

Reconhecimento facial

No sistema de bilhetagem TEU!, o número de cartões de idosos já corresponde a 9,5% do total. Assim como os cartões relativos a outras gratuidades, eles são validados pelo sistema de reconhecimento facial embarcado em toda a frota do Consórcio TEU!, que inclui linhas metropolitanas e urbanas da Grande Porto Alegre.

Em julho, o sistema de biometria facial capturou cerca de 1,8 milhão de fotos, tendo sido 46% delas analisadas de forma manual, tarefa a cargo da equipe do Consórcio TEU!.

Naquele mês, o número de utilizações incorretas apuradas pelos sistemas automático e manual foi de 18.471, ou seja, apenas de 1,05% do total. “O sistema de reconhecimento facial funciona como uma auditoria digital em tempo real do bilhete, concorrendo para o seu uso apropriado” reforça Biazus.

Para fazer o cartão TEU!, moradores de Cachoeirinha ainda não tem uma opção. No site da empresa é informado somente o procedimento para quem mora em Gravataí.

Os suários residentes em Gravataí com idade entre 60 e 64 anos podem fazer o cartão no Posto de Venda da Sogil, localizado na avenida José Loureiro da Silva, 1520, Galeria Aldeia dos Anjos, no centro de Gravataí. O telefone é 3484-3773.

Documentos necessários:

  • Cópia do RG e CPF do requerente;
  • Cópia do comprovante de residência atual, e no mesmo sobrenome do requerente (caso contrário contrato de aluguel e/ou compra e venda ou declaração do titular da conta com cópia do RG do mesmo).
  • Comprovante de renda (ou declaração de renda/autônomo) cópia da carteira de trabalho.
Compartilhe essa notícia