Carnaval de Cachoeirinha é neste sábado e aposta em união e engajamento social
Este é o primeiro ano de atuação da Associação das Entidades Carnavalescas, que surge com o objetivo de fortalecer as agremiações locais e impulsionar o crescimento da festa popular no município
Cachoeirinha – Cachoeirinha se prepara para viver uma noite de celebração, diversidade e retomada cultural com o Carnaval de rua 2026. A festa acontece neste sábado (28), a partir das 19h45min, na Praça da Juventude, reunindo blocos e escolas de samba em uma programação organizada pela recém-criada Associação das Entidades Carnavalescas de Cachoeirinha.
Segundo o presidente da entidade, Emerson Lima, a realização do evento é resultado de um trabalho conjunto com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Este é o primeiro ano de atuação da associação, que surge com o objetivo de fortalecer as agremiações locais e impulsionar o crescimento da festa popular no município.
“Nosso plano é trabalhar fortemente com as entidades carnavalescas, buscando recursos, promovendo união e qualificando cada vez mais o nosso Carnaval”, destaca Emerson.
Uma das novidades deste ano é a mudança na abertura do desfile. O bloco do SUS dá lugar ao bloco das mulheres contra o feminicídio, representado pela União Brasileira das Mulheres, que inicia a programação com uma mensagem de conscientização e engajamento social.
Além disso, o Carnaval de 2026 marca o retorno da escola de samba Nação Unida, que volta à avenida após 13 anos afastada, ao lado da escola Rosas de Ouro. Também desfilam os blocos Cordão Benguelê, Mulemba da Caxu, Skenta, Afrotchê e Mancha Verde. Cada agremiação terá 30 minutos para se apresentar, com intervalos de 10 minutos entre os desfiles.
Confira a programação completa:
Abertura
- 19:45 – 20:00 → União Brasileira das Mulheres
- 20:00 – 20:05 → Intervalo
Desfiles
- Benguelê
- 20:05 – 20:35
- 20:35 – 20:45 → Intervalo
- Mulemba da Caxu
- 20:45 – 21:15
- 21:15 – 21:25 → Intervalo
- Skenta
- 21:25 – 21:55
- 21:55 – 22:05 → Intervalo
- Rosas de Ouro
- 22:05 – 22:35
- 22:35 – 22:45 → Intervalo
- Mancha Verde
- 22:45 – 23:15
- 23:15 – 23:25 → Intervalo
- Afro-Tchê
- 23:25 – 23:55




