CAPS realiza programação especial no Setembro Amarelo - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
A flor é o símbolo da campanha de prevenção ao suicídio - Foto: Divulgação

CAPS realiza programação especial no Setembro Amarelo

Cachoeirinha conta com duas unidades do serviço para quem precisa de apoio psicossocial: o CAPS Adulto e o CAPS Infantojuvenil.

Cachoeirinha –Uma pessoa a cada 40 segundos acaba com a própria vida, todos os anos, no mundo. São 800 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em função de dados alarmantes como este, é realizada a campanha mundial Setembro Amarelo – mês de prevenção do suicídio.

Conforme a coordenadora de Políticas de Saúde Mental, Fernanda Cecília dos Santos, os usuários e servidores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) organizaram uma Semana de Valorização da Vida: “foi uma iniciativa deles, de dialogar com a comunidade acerca do tema da prevenção do suicídio. Neste ano, pensou-se em falar sobre a vida!”.

De 16 a 19 de setembro, o Centro realizará ações como a confecção de um jardim vertical, “um dispositivo simbólico das plantas como expressão de vida, florescimento e crescimento”, explicou a enfermeira Marycelis Nardi; uma oficina de Expressão, para ressaltar a importância da fala como recurso de enfrentamento das adversidades da vida; oficina de Grafite e pintura de muro, como forma de expressão artística através de pinturas sobre o tema de promoção à vida; o Dia da Autoestima e Autocuidado, com serviços de manicure, corte de cabelo, oficina de dança, entre outros; e exposição de fotografias, registradas pelos usuários do serviço durante a programação da semana.

O suicídio pode ser prevenido. Quem precisa de ajuda de 0 a 17 anos e meio, pode procurar o CAPS Infantojuvenil, na Rua Francisco Brochado da Rocha, 95. O telefone é o 3041.4107. E a partir dos 17 anos e meio, deve buscar o CAPS Adulto, na Rua Aparício Soares da Cunha, 128. O contato é o 3041.6027.

Programação:

– Dia 16/09 – abertura, às 14h;
     Às 14h30 – Jardim Vertical, coordenado pela enfermeira Marycellis
Nardi;
     Às 14h30 – Oficina de Expressão, coordenada pela assistente social
Vera Carvalho;

– Dia 17/09 – Oficina de Grafite e pintura do muro, às 14h – coordenada
pela psicóloga Michele Beckert;

– Dia 18/09 – Dia da Autoestima e Autocuidado, às 14h, coordenado pela
psicóloga Silvana Cristina Born;

– Dia 19/09 – Exposição de fotografias, às 14h, coordenada pela psicóloga
Vanessa Sonego.

Compartilhe essa notícia