Canil da Guarda Municipal integra ação com o Denarc em Gravataí
Ação conjunta visa aprimorar o apoio de cães no combate à criminalidade
Gravataí – O Canil da Guarda Municipal de Gravataí participou, na última sexta-feira (3), de uma ação integrada com o Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). A atividade teve como objetivo reforçar a cooperação entre os órgãos de segurança e aprimorar o uso de cães no combate à criminalidade.
Durante o encontro, foram realizadas instruções teóricas e práticas sobre seleção, treinamento e emprego de cães para detecção de drogas, explosivos e armamentos. As demonstrações destacaram a importância da preparação técnica dos animais e das equipes no enfrentamento ao crime organizado.
De acordo com o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), Emílio Teixeira, a integração entre diferentes instituições fortalece a proteção da comunidade. “Iniciativas como essa fortalecem nossos laços institucionais e proporcionam capacitação contínua para nossos agentes, o que se reflete diretamente na segurança da população”, afirmou.
Além dos guardas municipais que atuam no Canil, participaram da atividade inspetores e coordenadores da corporação. O treinamento contou também com a presença do comandante e subcomandante da Guarda Municipal, Ciro Mello e Tarciso Ramos, dos comissários do Denarc, André Vizeu e André Travasso, e do policial civil da Delegacia de Homicídios de Viamão, Leonardo Hidalgo.
Atualmente, a Guarda Municipal de Gravataí possui nove cães em seu efetivo, utilizados diariamente em operações de apoio. Somente nos últimos dois meses, os animais participaram, em média, de nove ocorrências que resultaram na apreensão de drogas e armas no município.