POLÍTICA

Câmara de Cachoeirinha aprova o Censo Animal Municipal

Proposta da vereadora Claudine é o levantamento de informações sobre a população de animais domésticos, comunitários e em situação de rua

Cachoeirinha – A Câmara de Cachoeirinha aprovou por unanimidade na última terça-feira (11) o projeto de lei do legislativo que o institui o Censo Animal Municipal. Ele é destinado ao levantamento de informações sobre a população de animais domésticos, comunitários e em situação de rua. A iniciativa é de autoria da vereadora Claudine Silveira (Progressistas).

De acordo com o texto, o Censo Animal Municipal terá como objetivos: subsidiar políticas públicas de saúde, prevenção de zoonoses e bem-estar animal; apoiar campanhas de vacinação, castração e adoção responsável; permitir a elaboração de programas de controle populacional de cães e gatos; contribuir para o mapeamento de animais em situação de vulnerabilidade.

A realização do levantamento não deve gerar custos ao município ou demandar a criação de novos cargos. Isso se deve ao fato de que o Censo Animal, conforme o projeto de lei, será realizado preferencialmente em conjunto com as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde ou por meio de outras ações administrativas definidas pelo Poder Executivo.

Claudine defende a iniciativa como uma maneira de ampliar os dados e informações do poder público a respeito da população de animais domésticos na cidade, facilitando a elaboração de programas de vacinação, castração e controle de zoonoses, bem como ações de incentivo à adoção responsável. Neste contexto, sobretudo após as enchentes de maio de 2024, quando milhares de pets foram perdidos, abandonados ou separados de seus tutores, o Censo teria ainda mais valor e efetividade.


“Em situações de calamidade, a falta de um cadastro atualizado dificulta o reencontro entre tutores e animais, além de sobrecarregar abrigos temporários e organizações protetoras. O censo permitirá que o Município disponha de informações organizadas e confiáveis para agir de forma rápida e eficaz em emergências semelhantes”, explicou a parlamentar. Agora, o projeto aguarda sanção do prefeito para tornar-se lei municipal.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.