Câmara aceita denúncia contra Gelson Braga e abre prazo para defesa - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Gelson Braga - Foto: Reprodução/TV Câmara

Câmara aceita denúncia contra Gelson Braga e abre prazo para defesa

Vereador foi denunciado por eleitor acusado de ter exercido função gratificada na prefeitura depois de ter sido diplomado

Publicidade

Cachoeirinha – A presidente da Câmara de Vereadores, Jussara Caçapava, decidiu aceitar denúncia contra o vereador Gelson Braga, por ter exercido cargo de chefia como coordenador da Vigilância em Saúde depois de ter sido diplomado para o atual mandato, o que é vedado pela legislação. Não era necessário colocá-la em votação. O eleitor Leandro Souza Pereira formulou a denúncia sustentando que o mandato eletivo não é compatível com a função gratificada.

Publicidade

Ele juntou documentos que comprovam que o vereador foi nomeado logo depois da eleição e permaneceu no cargo, legalmente, até o dia 15 de março deste ano. A denúncia cita que o parlamentar era chefe da Vigilância Sanitária, o que não é correto, pois ele foi da Vigilância em Saúde, a responsável pelas demais vigilâncias.

Publicidade

Gelson Braga aproveitou o seu espaço de fala para dizer que é servidor concursado há 27 anos para o cargo de fiscal sanitário e que deixou o cargo de chefia pois ele era incompatível com a função de vereador. O cargo, explicou, passou a ser exercido por uma colega com formação na área sugerido por ele.

Braga sustentou que apresentou toda a documentação necessária para receber seu salário em janeiro, fevereiro e março sem estar no cargo de chefia e salientou que cumpriu com o seu papel de solicitar a exoneração cabendo à prefeitura ter feito a sua parte, ou seja, exonerá-lo.

Publicidade

Durante a Sessão, a presidente da Câmara de Vereadores não disse qual será o prazo para a defesa do vereador. A reportagem, que acompanha as Sessões remotamente para evitar aglomerações desnecessárias, tendo em vista a pandemia, fez contato com a presidente e ela respondeu, após a publicação desta matéria, que o vereador terá 10 dias para apresentar sua defesa.

LEIA MAIS

Eleitor pede a cassação do mandato do vereador Gelson Braga

Atualizada – 24/08/2021 – 18h48min

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.