Calorão e intenso abafamento agravam risco de temporais no RS
Temporais isolados são possíveis da tarde para a noite de quarta e em parte da quinta-feira sob ar quente e úmido
Parte do Rio Grande do Sul experimentou uma manhã nesta quarta-feira (27) de muito calor e abafamento. Na Grande Porto Alegre, às nove da manhã, já havia estações reportando temperatura acima de 30ºC, conforme informou a MetSul,
Nas próximas horas, áreas de instabilidade trazem chuva para diferentes pontos do território gaúcho com risco de alguns temporais isolados. Estações do Instituto Nacional de Meteorologia marcavam às onze da manhã desta quarta-feira, a temperaturas de 32,9ºC em Campo Bom; 32,1ºC em Porto Alegre e Teutônia; 30,9º C em Serafina Corrêa; e 30,2ºC em Passo Fundo. Já estações automáticas particulares apontavam no final da manhã desta quarta marcas de até 33ºC a 34ºC em cidades do Vale do Paranhana, Vale do Taquari, Vale do Caí, Alto Jacuí e Grande Porto Alegre.
Ao mesmo tempo que o calor tomava conta na manhã de quarta, nas cidades da Metade Leste do estado, áreas de instabilidade que avançaram do Nordeste da Argentina foram responsáveis por causar chuva em setores do Oeste e do Noroeste do estado. Na cidade de Uruguaiana, a estação oficial registrou 23 mm, elevando o total da semana para 100 mm.
Uma vez que o sol apareceu no Leste gaúcho e a temperatura está muito alta podem se formar novas áreas de instabilidade de maior intensidade localizadas capazes de gerar tempo severo isolado. Por isso, nas próximas horas não se pode afastar a possibilidade de chuva forte isolada e temporais localizados em diferentes pontos do Rio Grande do Sul. Salientamos, entretanto, que não se trata de situação de tempo severo generalizado e quaisquer ocorrências tendem a ser pontuais e localizadas.