Cachoeirinha vai liberar máscaras apenas em locais abertos
Secretário da Saúde, Juliano Paz, explica que decreto está sendo elaborado
Cachoeirinha – O uso de máscaras em locais fechados continuará sendo obrigatório em Cachoeirinha e a flexibilização vai acontecer apenas em locais abertos. Segundo o secretário da Saúde, Juliano Paz, a Prefeitura vai seguir apenas o que for determinado pelo Gabinete de Crise para o Enfrentamento à Covid-19 no Rio Grande do Sul, seguindo nota técnica do Comitê Científico e do Centro de Operações e Emergência em Saúde (COE).
Isto significa que Cachoeirinha não vai seguir as decisões tomadas nesta sexta-feira (18) pelos prefeitos de Porto Alegre, Sebastião Melo, e pelo de Gravataí, Luiz Zaffalon. As prefeituras podem ser, conforme a legislação, apenas mais restritivas que o decreto estadual. Desta forma, Cachoeirinha não poderia fazer a liberação para locais fechados porque o Governo do Estado ainda não tomou essa decisão.
Cachoeirinha faz parte da mesma região de Porto Alegre e Gravataí no Sistema 3As de Monitoramento da pandemia. O uso de máscaras em locais abertos continua sendo obrigatório em Cachoeirinha e a liberação vai acontecer somente após a publicação de um decreto previsto para a tarde desta sexta. O Governo do Estado publicou o seu decreto na última quarta-feira à noite e os profissionais da prefeitura de Cachoeirinha ainda estão elaborando o texto do decreto municipal.