Cachoeirinha tem operação contra agiotagem e associação criminosa
A investigação teve início após denúncia de uma empresária da região que contraiu empréstimos com agiotas para manter o negócio após as enchentes de 2024

Cachoeirinha – Na manhã desta segunda-feira (11), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, deflagrou a segunda fase da Operação Por Um Fio, voltada ao combate aos crimes de agiotagem, extorsão e associação criminosa.
Cerca de 30 policiais cumpriram 12 medidas cautelares, sendo seis mandados de busca e apreensão e seis de prisão. Cinco pessoas foram presas. As ações ocorreram em Canoas, Cachoeirinha, Alvorada e Caxias do Sul. Uma arma de fogo, munições de diversos calibres e quantia em dinheiro foram apreendidas.
A investigação teve início após denúncia de uma empresária da região que contraiu empréstimos com agiotas para manter o negócio após as enchentes de 2024. Segundo a Polícia Civil, os juros cobrados eram abusivos, o que impossibilitou a quitação da dívida e levou a vítima a situação de risco, incluindo ameaças contra ela e familiares.
O delegado Gustavo Bermudes informou que esta fase da operação busca atingir outros envolvidos, incluindo pessoas que ofereceram valores e aliciaram terceiros para ceder contas bancárias usadas na movimentação do dinheiro obtido com a cobrança ilegal.
O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana, delegado Cristiano Reschke, afirmou que a ação integra os esforços de proteção da população da região. Ele destacou que denúncias de situações semelhantes devem ser registradas imediatamente junto às autoridades policiais.





