COVID

Cachoeirinha suspende vacinação de grávidas com AstraZeneca

Equipes de imunização nos sete postos de saúde receberam a orientação no início da manhã desta terça-feira (11)

Cachoeirinha – Depois da orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), emitida em nota na noite desta segunda-feira (10), a secretaria municipal da Saúde de Cachoeirinha suspendeu a aplicação do imunizante AstraZeneca/Fiocruz em gestantes. Segundo o secretário municipal da Saúde, Juliano Paz, a orientação para as equipes de vacinação foi repassada no início da manhã desta terça-feira (11).

O secretário ressalta que a definição de quem recebe ou não os imunizantes são repassados pelo Ministério da Saúde e secretaria estadual da Saúde e que cabe ao Município seguir as recomendações.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.


“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa. A vacina vinha sendo usada em gestantes com e sem comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer.

A Anvisa não divulgou nenhum evento adverso em grávidas que receberam o imunizante. O Ministério da Saúde, contudo, está investigando um caso de óbito no Rio de Janeiro de uma grávida que morreu e tinha recebido a primeira dose do imunizante para identificar se a morte aconteceu em função da vacina. Na bula da AstraZeneca não consta que ela pode ser utilizada em gestantes e por isso a Anvisa determinou que ela não seja utilizada.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.