Cachoeirinha registra a quinta morte de pessoa com Covid-19 - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Temos testes e estrutura, afirma Dyego - Foto: Reprodução

Cachoeirinha registra a quinta morte de pessoa com Covid-19

É o terceiro óbito registrado em apenas sete dias. Cachoeirinha já tem 373 casos de Covid-19 confirmados, sendo 190 considerados recuperados

Cachoeirinha – Mais uma morte de pessoa com Covid-19 foi registrada para Cachoeirinha, conforme informações divulgadas no final da manhã desta segunda-feira (29) pelo prefeito Miki Breier durante live transmitida pelo Facebook. É o quinto óbito, terceiro em sete dias. A vítima é uma idosa de 80 anos que apresentava outras doenças.

Publicidade

Já foram aplicados 1.813 testes de Covid-19 e o número de contagiados subiu para 373. Deste total, 190 são considerados recuperados. Miki destacou que a média de óbitos no Estado para cada 100 mil habitantes está em 4,9. Cachoeirinha, com a quinta morte, teve a média aumentada para 3,8, permanecendo abaixo da média estadual.

Este é um dos argumentos no recurso apresentado no Distanciamento Controlado contra a renovação da bandeira vermelha divulgada na sexta-feira pelo Governo do Estado. No total, foram 67 recursos apresentados por Prefeituras e nesta segunda-feira (29) serão divulgadas as decisões.

A Prefeitura de Cachoeirinha sustentou ainda, conforme Miki, que a cidade tem estrutura para atender aos casos, 63 leitos no hospital de campanha, sendo oito UTIs, e tem feito um trabalho de controle da propagação da doença com testagem de todos os casos suspeitos.

Publicidade

Miki ainda abordou o assunto levantado pelo vereador Marco Barbosa em redes sociais mostrando que o hospital de campanha não aparece nos dados da transparência sobre internações de Covid-19.

“Tem gente que é muito mal informada, pessoal. Eu não médico, sou prefeito da cidade, estudei Filosofia, agora essa questão da área médica é bom ouvir epidemiologista, especialista na área da saúde, e sobre o hospital, os leitos que ficam na regulação do estado e como ficam, o secretário vai explicar. Tem gente que primeiro faz denúncia e depois vai se informar. Tem muita gente que vai para a rede social e fala bobagens, as vezes, tá. Ah, Cachoeirinha não está na regulação do Estado. Isto é uma inverdade”, disse.

O secretário da Saúde, Dyego Matielo, disse que Cachoeirinha está cadastrada no Sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint). “Nosso hospital está na regulação do Estado. Nosso hospital está dentro do sistema que se chama Gerint, que é o gerenciamento de internações”, afirmou.

Conforme o secretário, os leitos foram habilitados como provisórios por se tratar de um hospital de campanha. “Por isso não aparecem como leitos fixos no Ministério da Saúde. É óbvio que se são leitos provisórios ele não vai aparecer como o hospital de clínicas e o hospital Padre Jeremias. Ele está dentro do sistema interno de regulação do Estado como leito provisório, sendo oito leitos de suporte avançado, que são os leitos de UTI com respirador. A gente tem ainda leitos de isolamento e de enfermaria”, destacou.

Assista ao vídeo para saber tudo o que foi dito na live:

SAÚDE: 373 casos confirmados de coronavírus, cinco internados, 190 recuperados, 1.813 testes realizados e cinco óbitos. #LaveAsMãos 🙏 #UseMáscara 😷 #FiqueEmCasaSePuder 🏡 #CachoeirinhaUnidaContraOCorona

Posted by Prefeitura de Cachoeirinha on Monday, June 29, 2020

O secretário ressaltou ainda que há pacientes que são internados no hospital de campanha, em ala separada dos demais, enquanto aguarda o resultado do teste da Covid-19. Os pacientes “são atendidos por uma equipe específica para pacientes que não estão confirmados para Covid”.

Publicidade
Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.