Cachoeirinha libera máscaras em locais abertos e fechados
Decreto foi publicado somente nesta segunda-feira (21) e estava prevista flexibilização apenas em locais fechados
Cachoeirinha – A prefeitura de Cachoeirinha publicou decreto na tarde desta segunda-feira (21) liberando o uso de máscaras em locais abertos e fechados. O uso da proteção segue obrigatório somente em estabelecimentos de saúde e no transporte coletivo. A prefeitura de Cachoeirinha segue exemplo dos decretos dos prefeitos de Porto Alegre e Gravataí, que liberaram o uso do acessório na semana passada.
Mesmo sendo obrigado o uso da máscara antes da publicação do decreto, casas noturnas de Cachoeirinha abriram no final de semana e não houve a exigência. Vídeos em redes sociais mostram dezenas de pessoas aglomeradas em ambientes fechados e sem nenhuma proteção.
O secretário da Saúde, Juliano Paz, havia dito à reportagem na semana passada que a prefeitura iria seguir as determinações do Governo do Estado, que até o momento fez a flexibilização apenas em áreas ao ar livre.
Pressionado pelas decisões de Porto Alegre e Gravataí e ainda vendo a proibição sendo desrespeitada na cidade sem ação da prefeitura na fiscalização, o prefeito em exercício Maurício Medeiros cedeu e resolveu liberar em locais fechados também. A decisão foi política depois de aval do jurídico e consulta dos dados do monitoramento dos casos que apontaram na semana passada a manutenção de uma média baixa de casos. Cachoeirinha está na mesma região de Porto Alegre e Gravataí no Sistema 3As de monitoramento dos casos de Covid.
Apesar da liberação, o secretário da Sáude recomenda que as pessoas continuem seguindo as recomendações de manter distanciamento e usar álcool em gel. Quem não se sentir seguro, poderá usar livremente a máscara tanto na rua quanto em ambientes fechados. O decreto municipal, publicado em edição extra do Diário Oficial, já que o desta segunda havia sido publicado na última sexta-feira (18), torna o uso facultativo.