CACHOEIRINHA

Cachoeirinha dá início ao Projeto de Agricultura Urbana no Horto Florestal

O Programa de Agricultura Urbana contempla atividades agrícolas e pequenas criações desenvolvidas em áreas urbanas, abrangendo todas as etapas de produção, processamento, distribuição e comercialização

Cachoeirinha – A Prefeitura de Cachoeirinha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS), realizou nesta quarta-feira (8), a primeira reunião da Comissão de Planejamento e Execução do Projeto de Agricultura Urbana do município. A comissão, instituída em setembro deste ano, será responsável pela organização, implantação e acompanhamento das ações do projeto no Horto Florestal Chico Mendes.

O Programa de Agricultura Urbana contempla atividades agrícolas e pequenas criações desenvolvidas em áreas urbanas, abrangendo todas as etapas de produção, processamento, distribuição e comercialização de alimentos, plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, além de fitoterápicos e insumos, tanto para autoconsumo quanto para fins comerciais.

O projeto também contempla a gestão de resíduos orgânicos e tem como objetivo promover, desenvolver e conscientizar sobre os impactos positivos da agricultura urbana nas cidades — desde a agricultura sustentável até o combate à insegurança alimentar, considerando as desigualdades sociais relacionadas a raça, etnia e gênero.

“Entendemos que a agricultura urbana é uma atividade de saúde para a mente. Por isso, estamos iniciando um trabalho de organização no município para implementar as devidas políticas públicas voltadas a esse tema”, destacou o secretário e presidente da comissão, Eduardo Quintana.


A composição da comissão é a seguinte:

  • Presidente: Eduardo Quintana da Silva – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS)
  • Vice-Presidente: Neri Crispim – SMMAS
  • 1ª Secretária: Cláudia Medeiros Fagundes – Secretaria Municipal de Habitação (SMH)
  • Tesoureiro: Jarbas da Silva – Secretaria Municipal de Administração (SMAD)
  • Assessoria Jurídica: Diego Gette Maciel – Procuradoria-Geral do Município (PGM)

Fiscalização:

  • Marcos César Soldatelli – Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP)
  • Paulo dos Santos – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET)

Assessoria Técnica:

  • Carlos Eduardo dos Santos – SMMAS
  • Nerison Alnisio Medeiros Kortz – SMMAS
  • Ignácio Kunkel – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.