Cachoeirinha cresce 30 posições no ranking do Índice Municipal da Educação
A cidade ocupa o 383º lugar, com índice 56,38, mostrando crescimento em todos os quesitos. Na avaliação anterior, Cachoeirinha havia ficado na 413ª posição
Cachoeirinha – O município de Cachoeirinha subiu 30 posições no ranking do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) 2025, divulgado no início deste mês. A avaliação compõe o indicador da Participação no Rateio da Cota-Parte da Educação – PRE, que resulta das avaliações aplicadas do Saers nos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental em 2024.
A cidade ocupa o 383º lugar, com índice 56,38, mostrando crescimento em todos os quesitos. Na avaliação anterior, Cachoeirinha havia ficado na 413ª posição. O indicador considera o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática no Saers e a taxa de aprovação do ensino fundamental.
As enchentes de 2024 afetaram escolas e a aplicação da avaliação. Para evitar prejuízos aos 95 municípios em calamidade devido às chuvas de 2024, foi definida a Resolução 1/2025, estipulada pela Comissão Técnica do Saers: em cada subíndice, municípios em calamidade que apresentaram piora tiveram considerados, para efeito do resultado, o maior valor entre a nota de 2024, a média de 2022 e 2023, ou a nota de 2023.
Segundo a secretária municipal de Educação (Smed), Isabel Fonseca, tais resultados refletem o quanto o município tem investido na educação em diferentes aspectos. “Desde ampliação no atendimento da educação infantil, garantia do trabalho paralelo com o Plano Pedagógico de Acompanhamento (PPA), qualificação contínua dos profissionais em alfabetização e novas metodologias”.
Isabel cita, ainda, melhora na infraestrutura das escolas, alimentação saudável, garantia de transporte escolar, ampliação no atendimento psicopedagógico, ampliação do atendimento psicológico, criação de vagas em tempo integral, ampliação de projetos no contraturno como Sesi, Senai, Sicredi, Horta Escolar e Orquestra de Metais, dentre outras ações.
Para se ter um comparativo, Porto Alegre ficou em 485º lugar e registrou índice de 42,80. Na Capital, foi aplicado o mecanismo excepcional de 2024: sem o ajuste, o resultado seria 37,79, influenciado pelo elevado percentual de não comparecimento.