Cachoeirinha compartilha boas práticas de gestão da alimentação escolar
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Cachoeira do Sul conheceu as experiências de Cachoeirinha para melhorar a qualidade da alimentação escolar na rede municipal
Cachoeirinha – Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar (DNAE) de Cachoeirinha participou de uma formação promovida pelo Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Cachoeira do Sul para apresentar experiências e estratégias adotadas na rede municipal de ensino. O encontro da última terça-feira (29) foi dirigido pelo coordenador Gabriel Fogliati, que conduziu as apresentações ao lado de sua equipe técnica composta pelas nutricionistas Clarisse Zettler e Andrieli Schuster, responsáveis pela implementação de diversas práticas na alimentação escolar em Cachoeirinha.
Representando o CAE de Cachoeirinha, estiveram presentes a presidente Claudete Sucedo, acompanhada de dois conselheiros, fortalecendo o diálogo entre os Conselhos e destacando a importância do controle social na construção de políticas públicas eficientes.
Durante a formação, a equipe do DNAE apresentou a palestra “Gestão Eficiente de Programas de Alimentação Escolar”, abordando temas fundamentais como Planejamento e organização do cardápio escolar, respeitando a sazonalidade e as diretrizes do PNAE; Gestão de estoques e compras públicas, com destaque para o uso do sistema IPM e das chamadas públicas da agricultura familiar; Estratégias de custo-benefício para otimizar os recursos destinados à merenda; e a importância da comunicação e integração entre escolas, fornecedores, equipe técnica e o Conselho de Alimentação Escolar.
Segundo o prefeito Cristian Wasem, a gestão atual tem se preocupado em elevar a qualidade na alimentação escolar. “Investimos em melhorias no controle de estoques, modernização dos processos de compras e na qualificação da nossa equipe técnica, para garantir que cada refeição servida aos nossos alunos seja de qualidade e feita com responsabilidade”.
O coordenador do DNAE, Gabriel Fogliati, destacou ainda que “o trabalho integrado entre a equipe técnica, o CAE e as escolas é o que garante avanços concretos na alimentação escolar, e momentos como esse são fundamentais para trocar experiências e fortalecer o que já vem dando certo”.