CACHOEIRINHA

Cachoeirinha busca aluguel social e construção de casas populares

Secretária da Habitação prepara projetos para encaminhar ao Ministério das Cidades

Publicidade

Cachoeirinha – Aluguel social e construção de casas populares para mil famílias. Esses dois assuntos são o principal foco de trabalho da secretária municipal de Habitação de Cachoeirinha, Neka Fagundes. Em conversas com o secretário nacional de Habitação, do Ministério das Cidades, Hailton Madureira de Almeida, Neka busca orientações para o encaminhando de projetos para atender as necessidades de famílias que moram em área de risco e estão desde a semana passada fora de suas casas em função da enchente.

“Vamos pedir para o Governo Federal aluguel social para no mínimo mil famílias e construção de moradias para mil famílias. Mas esses números poderão aumentar conforme levantamento que está sendo feito de áreas atingidas e de casas alagadas de pessoas que perderam tudo”, explica.

Equipes da prefeitura atuam em duas frentes para cadastrar famílias para o programa Volta por Cima do Governo do Estado, que vai destinar R$ 2,5 mil por família que atenda aos critérios, e para o pós-enchente, quando haverá a necessidade de investimentos para recuperar as casas que forem possíveis. Os locais de inscrições estão sendo divulgados no perfil da prefeitura no Facebook.

O cadastro habitacional continua sendo realizado na quadra de esportes do bairro Jardim Conquista e agora conta com mais dois endereços. Um fica na rua Luis Cardoso, nº 940, bairro Eunice Velha, e outro na Avenida Panamericana, nº 767, bairro Parque da Matriz. 

O objetivo do levantamento, destaca Neka, é apurar os danos enfrentados pelas famílias e suas necessidades imediatas, como roupas, medicamentos e alimentos. A ação conta com o envolvimento de várias secretarias, que distribuem itens essenciais como roupas, sapatos, medicamentos, receitas médicas, marmitas, água mineral e suco. O cadastramento estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.

Outra ação em curso, esta da secretaria de Assistência Social e Cidadania, é o cadastramento de famílias para o programa Volta por Cima, do Governo do Estado. O cadastramento está sendo realizado em sete endereços (veja abaixo).

Os requisitos para direito ao benefício Volta por Cima são:

  • a família ter sido desabrigada ou desalojada em razão de eventos climáticos adversos ocorridos entre 1º de janeiro e 31 de maio de 2024, conforme o Decreto 57.607;
  • residir em município com Decreto de Situação de Emergência ou Calamidade Pública homologado pelo governo do Estado;
  • ter formulário de cadastro incluído pelas equipes de Assistência Social municipais no site do programa;
  • constar no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre, mesmo com a inscrição sendo realizada após os eventos climáticos.

Onde se inscrever em Cachoeirinha:

  • Sede da SMCAS – Av. Flores da Cunha, nº 3810, bairro Bom Princípio
  • CRAS Betânia – Rua Itapeva, n °160
  • CRAS Anair – Rua Estrela, nº 50
  • CRAS Colinas – Rua Guaianá, nº 740
  • CRAS Wilkens – temporariamente realizará o cadastro na Av. Brasil Aquino Pedroso, nº 730, bairro Jardim Conquista
Mostrar mais

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.