COVID

Cachoeirinha abre vacinação para adolescentes com comorbidades

Imunização com a vacina a Pfizer foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB)

Cachoeirinha – Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades passam a receber a vacina da Pfizer nesta quinta-feira (22) em Cachoeirinha. Ela será aplicada exclusivamente na ESF José Ari das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h30min. Para comprovar a comorbidade é necessário apresentar exames, receitas, relatório, laudos ou prescrição de medicamentos. Além disso, é necessário documento de identidade e comprovante de endereço, todos com cópias.

O uso da vacina da Pfizer, que já foi testada em adolescentes, foi definida definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na última terça (20). As doses serão utilizadas para avançar na vacinação por faixa etária e começar a vacinação dos adolescentes com comorbidades (exclusivamente com a vacina da Pfizer). Parte do lote de cada uma das fabricantes ficará reservada, até o momento mais oportuno, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, destinadas para a segunda aplicação.

“Temos muitos adolescentes que precisam ser protegidos. Quem tem comorbidade tem o direito de receber a vacina”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann. A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, explicou que “das pessoas que morreram por complicações da Covid-19 nesta faixa etária, 100% tinham alguma comorbidade, como obesidade, diabetes tipo 1, câncer ou doenças autoimunes, por exemplo”. Existe liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para vacinar este grupo com a vacina da Pfizer.


Cachoeirinha também retoma nesta quinta a imunização com primeiras doses e a idade da população em geral foi ampliada para 34 anos. Já para trabalhadores da indústria, a idade é de 30 anos ou mais. Lactantes que tiveram parto há mais de 45 dias e com bebês menores de um ano também poderão ser vacinadas.

A CoronaVac está disponível para grávidas e puérperas e pessoas em prazo de segunda dose. As unidades de saúde: ESF Carlos Wilkens, UBS Ildo Caçapava, Centro do Idoso, ESF José Ramos, ESF Jardim Betânia e UBS Décio.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.