Blitz em Cachoeirinha reforça a segurança no trânsito no fim de ano
A ação fez parte da Operação Viagem Segura, promovida pelos agentes de Trânsito da Coordenadoria Educação para o Trânsito (CET) da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade
Cachoeirinha – Uma blitz educativa foi realizada na Avenida Flores da Cunha na manhã desta quinta-feira (22) em Cachoeirinha. A ação fez parte da Operação Viagem Segura, promovida pelos agentes de Trânsito da Coordenadoria Educação para o Trânsito (CET) da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade.
Motoristas receberam panfletos com orientações e dicas de prevenção de acidentes, no períodos das festas de finais de ano e férias escolares. Conforme a responsável pela CET, Luciana Leal, o objetivo é conscientizar os condutores sobre os cuidados que se deve ter antes de sair de viagem. “Pode parecer clichê, mais não é. A nossa intensão é orientar e alertar sobre acidentes causados pelos uso do celular ao volante, o de dirigir sem o cinto de segurança e, principalmente, sob o efeito de bebidas alcoólicas. Sabemos que neste período o povo gosta de beber um pouco mais, só que quem for beber não pode pegar o volante”.
Leal ainda destacou a importância de não usar o celular ao volante. “Sabemos que a bebida é uma grande causadora de acidentes no trânsito e que vem seguido pelo uso do celular. Infelizmente, somos dependente deste aparelho, só que quando estamos no volante jamais podemos usar, pois segundos de distração pode causar até a morte”.
A blitz educativa da Viagem Segura contou com a participação dos funcionários do CFC Ritter e do Papai Noel que presentou as crianças que passavam pelo local com guloseimas.
Principais cuidados na Estrada

- Chuva – A recomendação é reduzir a velocidade com a pista molhada e acender os faróis baixos.
- Ultrapassagem – Fique atendo à sinalização e tome cuidado nas ultrapassagens e com a velocidade necessária para fazê-las. Lembre que você não pode exceder a velocidade máxima da via regulamentada pela sinalização.
- Cinto de Segurança – Tanto o motorista quando o passageiro, inclusive os que viajma no banco trazeiro, devem usar cinto de segurança.
- Celular – Além de ser uma infração ao Código de Trânsito Brasileiro, o uso do celular ao dirigir reduz a atenção do motorista e contribui para aumentar o risco de colisão.
- Álcool e direção – não faça uso de bebidas alcoólicas, pois, mesmo em pequenas quantidades, diminui a coordenação motora e os reflexos. Dirigir alcoolizado é uma infração gravíssima.
Telefones de emergência:
- Polícia Rodoviária Estadual: 198
- Política Rodoviária Federal: 191
- Ocorrências de trânsito em Cachoeirinha: 153






