Biblioteca Monteiro Lobato de Gravataí completa 58 anos de muitas histórias – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Teve até bolo - Foto: Douglas Glier Schütz/PMG

Biblioteca Monteiro Lobato de Gravataí completa 58 anos de muitas histórias

Distribuição de livros, rosas, sarau literário e show com a cantora gravataiense Glau Barros marcaram o evento

Gravataí – Foi com muita alegria e celebração que a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato completou 58 anos nesta quinta-feira (25). Para a comemoração, um evento reuniu a comunidade, que pode participar de um Sarau Literário e aproveitar o show da cantora gravataiense Glau Barros, que homenageou a obra de Lupicínio Rodrigues.

Publicidade

Durante o dia, quem passava pela Biblioteca recebia uma rosa e um livro, em homenagem aos dias de Miguel Cervantes e São Jorge. A ação foi intitulada: “Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes”. Às 19h teve início o coquetel de comemoração. Vivendo um momento de ouro na Cultura, Gravataí tem se destacado pelo incentivo às artes, shows, celebrações e investimentos no setor. Além do restauro do Quiosque da Cultura e do Casarão dos Bina, o município também conta com uma Casa de Cultura, que será aberta ao público em breve.

Publicidade

Na cerimônia de comemoração, o prefeito Luiz Zaffalon lembrou que o que está sendo feito pela Cultura é apenas o resgate de uma dívida que o município tem com este setor tão importante.  “Todos estes projetos que estamos fazendo, as entregas do Casarão dos Bina, do Quiosque da Cultura, o auditório do Centro Administrativo, entre outros, são uma forma de honrar a Cultura da nossa cidade, que foi tão negligenciada. Tenho absoluta certeza que espaços como este, como a biblioteca, fazem a diferença na vida das pessoas. Vida longa à biblioteca, ao livro e à Cultura”, saudou.

O secretário de Cultura Giulliano Pacheco destacou a importância de um olhar atencioso à cultura e como isso impacta positivamente na cidade. “Hoje vivemos uma realidade mais próspera na cultura de Gravataí, com o prefeito Zaffa entregando tantos equipamentos de Cultura. Em breve entregaremos o Casarão dos Bina, já estamos fazendo a obra na nossa Casa de Cultura e tivemos, também, a revitalização do Quiosque, no Centro. Estou muito feliz de estar de volta com essa equipe”, agradeceu.

Publicidade

A diretora de Cultura da SMGCC Izabel Cristina destacou a importância da diversidade e da comemoração e celebração do encontro da Cultura. “Estou muito feliz de estarmos neste momento, vivendo e fazendo esta cultura em Gravataí. Tenho certeza que vamos fazer muito ainda e que vamos dar passos lindos dentro da cultura. Obrigado a todos que estão aqui e que possamos viver um lindo ano cultural”, agradeceu emocionada.

A presidente do Clube Literário de Gravataí Angela Xavier agradeceu a confiança da SMGCC para a promoção do evento e reforçou a importância de espaços como a Biblioteca Pública Municipal. “É com muita alegria que estamos aqui hoje para celebrar os 58 anos da nossa Biblioteca e também mostrar um pouco da nossa arte. Fico feliz em ver a casa cheia e lembrar que este é um espaço do povo”, concluiu.

Após a cerimônia, o Sarau Literário foi guiado pelo escritor e jornalista Claudio Wurlitzer e contou com a participação de 12 artistas, autores e participantes do Clube Literário de Gravataí. Dentre as apresentações, também estavam obras do homenageado da noite Lupicínio Rodrigues.

Se apresentaram no Sarau Fernando Medina, Cirio de Melo, Izabel Moreira, Letícia Nascimento, Tânia Fonseca, Isab-El Cristina, Waldemar Max, Jeane Bordignon, Grupo Cantar e Viver, Mabel Gomes, Josiane Prestes e Vallentina Xavier Freitas. O momento cultural também contou com a presença de Rodrigo Monteiro, crítico teatral, dramaturgo e professor gravataiense e Ana Isabel Arruda,  escritora açoriana, sócia-fundadora da Associação Açoriana da Educação pela Arte “Boneca de Trapos’ e autora e encenadora de peças de teatro para crianças.

Estavam presentes na cerimônia a primeira-dama Marlene Zaffalon, a diretora da Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato Jacira Vidor, a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural Silvia Maciel, secretários municipais, diretores, presidentes e demais integrantes do governo municipal.

58 anos de história

Criada em 25 de abril de 1966, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato é um espaço democrático por excelência. Ela permite a qualquer cidadão o acesso direto e gratuito à leitura informativa e de lazer. Além disso, atende pesquisadores, estudiosos, leitores de todas as idades, faz empréstimos de livros e presta outros serviços.

No local funciona um Telecentro com acesso à Internet, Espaço Braille e audiolivros para pessoas com deficiência visual, Setor Infanto-Juvenil, Gibiteca, além de um acervo com mais de 25.000 livros. Oferece ainda espaço para Saraus Literários, oficinas de criação literária, contação de histórias e rodas de conversas literárias.Todo ano, no mês de abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro com a ação “Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes” seguindo o exemplo de uma tradição espanhola, unindo a data de falecimento do grande escritor Cervantes com o Dia de São Jorge. Neste dia, foram distribuídas rosas e livros aos frequentadores da Biblioteca Pública.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.