Becker inaugura dez novos leitos de UTI exclusivos para tratamento de Covid-19 - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Agora serão 61 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 - Foto: Douglas Glier Schütz/PMG

Becker inaugura dez novos leitos de UTI exclusivos para tratamento de Covid-19

A parceria, entre a Prefeitura e Santa Casa conta agora com 61 leitos exclusivos para o combate à pandemia

Gravataí – Dez novos leitos de tratamento intensivo, exclusivos para Covid-19, na estrutura do Hospital Dom João Becker (HDJB), foram inaugurados nesta quarta-feira (29). Este é o resultado de mais uma parceria entre a Prefeitura de Gravataí e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, administradora da casa de saúde do município. Com esta ampliação, o número de leitos para pacientes graves de Covid-19 passa para 20 (10 deles no Hospital de Campanha e 10 no segundo andar), somados aos 12 leitos para pacientes intermediários (que não necessitam de suporte com respirador e 29 leitos de enfermaria, sendo 18 adulto e 11 infantil, no Pronto Atendimento Municipal (PAM) 24h. Além disso, a nova estrutura deixa liberados os 10 leitos de UTI já existentes no hospital, com quaisquer outras doenças.

Publicidade

 Segundo o prefeito Marco Alba, este é um dos poucos benefícios que a pandemia deixará para a cidade, que é a instalação de mais 10 leitos de UTI no Becker. “Esta estrutura ficará de legado. Assim como os equipamentos (parte enviada pelos governos federal e estadual e parte adquirida pelo município) que estão sendo usados no hospital de campanha, ficarão à disposição para o atendimento da população em definitivo.”

Ele lembra que os dez novos leitos só foram possíveis por conta da união de todos por um bem comum, que é o de cuidar das pessoas. “Estes novos leitos, esta nova estrutura, são o exemplo concreto de que temos feito o possível e até o não tão possível assim, para dar o atendimento adequado e cuidar das pessoas aqui no município, onde a cidadania ocorre quase que na sua totalidade.”

O prefeito destacou que toda a estrutura que possa ser melhorada, não só fortalece o serviço, como também os profissionais que estão na linha de frente e que faz isso também por amor ao próximo. “Agradecemos o empenho de todos e da Santa Casa, neste momento em que o mais importante é a vida. E aqui, enalteço ainda mais o trabalho daqueles que estão na linha de frente, como médicos, enfermeiros e técnicos.”

Publicidade

O superintendente do Hospital Dom João Becker Antonio Carlos Weston destacou a importância dos novos leitos em um momento em que os números da pandemia estão crescendo. “A ampliação chega em um momento oportuno. Temos aqui uma UTI muito bem equipada, adequada para o atendimento de pacientes em estado grave. A nova UTI é fruto de muito empenho, esforço e dedicação.”

O secretário municipal da Saúde, Jean Torman, ressalta que a cidade já esperava por muito tempo a ampliação dos leitos de UTI. “Este ganho veio, com certeza, no momento em que mais precisamos, mas não no que se pode festejar, por estar em meio de uma pandemia. De qualquer modo somos muito gratos a todos os envolvidos para que pudéssemos tornar isso possível.”

 Também estavam presentes no ato simbólico de abertura dos leitos o diretor de operações da Santa Casa, Osvaldo Balparda; a coordenadora de enfermagem do Hospital Dom João Becker, Jaqueline Fonseca; a responsável técnica e coordenadora da UTI Covid, a médica Danielle Aguiar; e o coordenador médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Estado do Rio Grande do Sul, Jimmy Herrera.

Publicidade

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.