Banco de Órteses do Cesuca recebe doações e faz empréstimos para carentes – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Clínica aceita doações e faz empréstimos - Foto: Divulgação

Banco de Órteses do Cesuca recebe doações e faz empréstimos para carentes

Interessados em fazer doações e em solicitar empréstimos devem procurar a Clínica-Escola de Fisioterapia

Publicidade

Cachoeirinha – O Centro Universitário Cesuca promove desde 2021 o projeto Banco de Órteses e Dispositivos Auxiliares. A iniciativa tem como objetivo a doação de aparelhos para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência ou limitações físicas.

Publicidade

As órteses são dispositivos que tem a função de apoiar, auxiliar e proteger o sistema locomotor, e podem ser utilizadas para imobilização, mobilização, correção, alívio e estabilização de partes do corpo. Já os dispositivos auxiliares contribuem para a sustentação do peso, para o equilíbrio ou ambos, e incluem andadores, muletas e bengalas.

Publicidade

Atualmente, o Brasil tem cerca de 20 milhões de pessoas que necessitam de órteses e dispositivos auxiliares, e o Sistema Único de Saúde – SUS não consegue atender a todos que estão na fila de espera por equipamentos. Apenas 0,3% da demanda é atendida pelo SUS.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Cesuca tomou a iniciativa de implementar o Banco de Órteses e Dispositivos Auxiliares, um projeto desenvolvido pelo curso de Fisioterapia, sob coordenação da professora Sandra Magali Heberle. “A iniciativa visa apoiar pessoas de baixa renda com o empréstimo de equipamentos ou mesmo doações, para ajudar, principalmente, as pessoas que necessitam do SUS ou que teriam que investir em um novo”, aponta a coordenadora.

Publicidade

Os aparelhos que, na maioria das vezes são utilizados apenas por determinado período e depois não possuem mais finalidade, podem passar a ter utilidade para outras pessoas. “É uma forma de também ajudar o meio ambiente, evitando o desperdício de um material tão durável”, finaliza.

Funcionamento do Banco de órteses e dispositivos auxiliares:

Os interessados em doar equipamentos devem procurar a Clínica-Escola de Fisioterapia do Cesuca e preencher o Termo de Doação. São aceitas doações de órteses, muletas, bengalas, cadeiras de rodas e cadeiras especiais para pacientes neurológicos, além de andadores.

Para quem deseja garantir algum equipamento emprestado, também precisa comparecer na clínica, realizar uma avaliação fisioterapêutica, e assinar o Termo de Recebimento.

No momento, o banco está apto a realizar os empréstimos à comunidade, com diversos dispositivos como:

  • Cadeira de rodas de infantil;
  • Par de Muletas;
  • Dois andadores;
  • Bengala;
  • Colete cervical;
  • Travesseiro de apoio;
  • Tipóia Ortopédica;
  • Órteses membros superiores (modelos diferentes);
  • Órteses membro inferior infantil (2 pares);

Serviço:  

Banco de Órteses e Dispositivos Auxiliares

  • Local: Centro Universitário Cesuca (Clínica-Escola de Fisioterapia)
  • Endereço: Rua Silvério Manoel da Silva, 160 – Colinas – Cachoeirinha – RS
  • Contato: as pessoas interessadas em doar ou receber algum dispositivo, preferencialmente, devem entrar em contato pelos telefones das duas alunas, agendando horário: 51 98580-7695 (Gabriela) ou 51 98575-8252 (Júlia) e também no e-mail: sandra.heberle@cesuca.edu.br 
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.