CACHOEIRINHA

Automação das casas de bombas começa a ser instalada

Sistema conta com sensores e conforme o nível da água sobe, as bombas vão sendo acionadas

Cachoeirinha – A instalação dos novos painéis de controle das casas de bombas de Cachoeirinha começou a ser feita pela empresa Proeng Tecnologia e Serviços Ltda, de Criciúma (SC), que venceu a licitação por R$ 500 mil. No contrato está previsto 12 meses de manutenção dos equipamentos. Já a manutenção das bombas não faz parte do contrato.

A instalação iniciou pela casa de bombas da João Pessoa. Ela possui seis bombas de 130CV, conforme o edital da licitação. Segundo o secretário de Infraestrutura e serviços Urbanos, todas estão consertadas e em condições de uso. Com a automação, cinco serão usadas e uma ficará como reserva.

O sistema automatizado conta com sensores. Conforme o nível da água, o sistema é acionado. Quando ele baixa, tudo desliga. Com esse controle automatizado, segundo o secretário, a vida útil dos equipamentos tende a aumentar uma vez que eles serão utilizados apenas em caso de necessidade. Quando havia a intervenção humana para o acionamento e desligamento, as bombas acabavam ficando mais tempo ligadas sem haver a necessidade. Outro ponto é que o sistema não aciona todas as bombas e sim o que for necessário e há um rodízio entre elas.

Depois da João Pessoa, será a vez da casa de bombas da Nilo Peçanha. Ela tem três bombas de 80CV e todas estão consertadas. Com a automatização, todas poderão ser acionadas automaticamente sempre que houver necessidade. “Essa novidade faz parte de uma série de melhorias que estão sendo feitas e outras que ainda serão feitas nos dois locais”, ressaltou.


Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.