Prefeitura tem esta área como prioritária, mas conta com outras duas caso ela não seja aprovada
Cachoeirinha – O prefeito Cristian Wasem vai indicar a área da antiga Clínica Reviver, fechada no Governo Miki Breier/Maurício Medeiros, para sediar um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). O levantamento topográfico da área de 11 hectares está em andamento assim como demais dados para demonstrar o impacto que o IF traria para Cachoeirinha. Há ainda, conforme informações da assessoria de imprensa da prefeitura, outras áreas que poderão ser indicadas ao Ministério da Educação caso esta não seja aprovada.

O movimento pela instalação de um campus do IF em Cachoeirinha foi iniciado em março desse ano pelo vereador David Almansa. Na mesma época, o prefeito Cristian Wasem foi a Brasília demonstrar o interesse do município. Almansa, que é o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara, e o presidente do Legislativo, Paulinho da Farmácia também estiveram em Brasília. Na Câmara, Almansa coordena uma Frente Parlamentar que já realizou reuniões e audiências públicas.
O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, utilizou a Tribuna Popular da Câmara em junho para explicar o que Cachoeirinha precisava fazer para ter um campus. O ponto principal apontado por ele é a necessidade de uma união da comunidade. Ter “padrinhos”, como deputados e ministros, também foi destacado por Heck como importante porque não há recursos suficientes para atender o desejo de vários municípios em ter uma unidade do IF.
Na última Sessão da Câmara, Almansa disse na Tribuna que o Wasem não recebeu ainda a Frente Parlamentar. Diante disso, a Comissão de Educação decidiu pedir informações se o Governo vai ou não tomar as medidas necessárias para que Cachoeirinha seja uma candidata a ter um campus. Enquanto isso, a Frente Parlamentar vem realizando audiências públicas.
A primeira foi na escola Osvaldo Camargo e a segunda, na última segunda-feira (30), ocorreu no Instituto Estadual Princesa Isabel. A próxima ocorrerá na escola Presidente Kennedy, o Poli, no dia 27 de novembro, às 19 horas. Nas audiências, estudantes recebem informações sobre a importância do IF e sugerem cursos. As sugestões, até o momento, são de cursos como psicologia, artes visuais, gastronomia e licenciaturas, entre outros. Os cursos do IF são definidos com base no potencial de desenvolvimento econômico e social de cada região. A expansão do Instituto Federal de Educação está previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciado pelo presidente Lula há dois meses.