Animais também sofrem com a chegada do inverno – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Eles também precisam de cuidados nos dias frios - Foto: PMG/Divulgação

Animais também sofrem com a chegada do inverno

O Canil Municipal abriga e aquece animais abandonados

Gravataí – Em épocas de temperaturas baixas, como as que estão retornando ao estado neste final de semana, não se pode esquecer dos animais que também sofrem pelas ruas da cidade com o frio intenso. Para auxiliar nesse cuidado, o Canil Municipal, mantido pela Prefeitura de Gravataí por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), está sempre promovendo ações para minimizar problemas gerados pelo abandono e promover um acolhimento de qualidade.

Publicidade
Publicidade

Para aquecer os animais abrigados, são utilizados estrados, panos, cobertores, caminhas e roupinhas, tudo fruto de doações e da dedicação da coordenadora e responsável pelo canil Márcia Becker. “Graças a Deus com o grande índice de castrações e adoções, o número de animais acolhidos diminuiu e temos conseguido dar uma boa qualidade de vida para os que ainda permanecem conosco.”

Publicidade

Inúmeros óbitos de animais de rua são registrados, porém não há nenhum número específico com relação a mortes geradas pelo frio. “As causas podem ser variadas, porém nesta época de temperaturas muito baixas, mesmo que a morte não tenha sido causada pelo frio, a propagação de doenças aumenta e por consequência os óbitos também”, reforça Márcia. “Seguimos na luta contra o abandono, buscando punições mais severas para quem sabe um dia, acabar com esse desrespeito aos animais.”


O Canil Municipal localizado na estrada Leonel Cabeleira Bitello, 271, na Costa do Ipiranga, dá acolhimento para 300 cães, 13 gatos, 16 cavalos e uma porca. Para quem tem o interesse de doar ou auxiliar, é possível fazer diretamente no canil ou na Prefeitura, que recebe doações diretamente no prédio central na avenida Doutor José Loureiro da Silva, 1350. “Doações de todos os tipos são bem-vindas, mas jornais, papelões e cobertores são nossa maior demanda hoje”, lembra Márcia.

Publicidade
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.