Animais também sofrem com a chegada do inverno - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Eles também precisam de cuidados nos dias frios - Foto: PMG/Divulgação

Animais também sofrem com a chegada do inverno

O Canil Municipal abriga e aquece animais abandonados

Gravataí – Em épocas de temperaturas baixas, como as que estão retornando ao estado neste final de semana, não se pode esquecer dos animais que também sofrem pelas ruas da cidade com o frio intenso. Para auxiliar nesse cuidado, o Canil Municipal, mantido pela Prefeitura de Gravataí por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA), está sempre promovendo ações para minimizar problemas gerados pelo abandono e promover um acolhimento de qualidade.

Para aquecer os animais abrigados, são utilizados estrados, panos, cobertores, caminhas e roupinhas, tudo fruto de doações e da dedicação da coordenadora e responsável pelo canil Márcia Becker. “Graças a Deus com o grande índice de castrações e adoções, o número de animais acolhidos diminuiu e temos conseguido dar uma boa qualidade de vida para os que ainda permanecem conosco.”

Inúmeros óbitos de animais de rua são registrados, porém não há nenhum número específico com relação a mortes geradas pelo frio. “As causas podem ser variadas, porém nesta época de temperaturas muito baixas, mesmo que a morte não tenha sido causada pelo frio, a propagação de doenças aumenta e por consequência os óbitos também”, reforça Márcia. “Seguimos na luta contra o abandono, buscando punições mais severas para quem sabe um dia, acabar com esse desrespeito aos animais.”


O Canil Municipal localizado na estrada Leonel Cabeleira Bitello, 271, na Costa do Ipiranga, dá acolhimento para 300 cães, 13 gatos, 16 cavalos e uma porca. Para quem tem o interesse de doar ou auxiliar, é possível fazer diretamente no canil ou na Prefeitura, que recebe doações diretamente no prédio central na avenida Doutor José Loureiro da Silva, 1350. “Doações de todos os tipos são bem-vindas, mas jornais, papelões e cobertores são nossa maior demanda hoje”, lembra Márcia.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.