Alunos do Guimarães participam do Papo de Responsa - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Uma tarde de muito aprendizado com o Papo de Responsa - Foto: PC/Divulgação

Alunos do Guimarães participam do Papo de Responsa

O programa é desenvolvido pela Polícia Civil há 3 anos e busca combater à violência na comunidade escolar

Cachoeirinha – Nada de matemática, geografia e giz rabiscando o quadro negro. No lugar das matérias tradicionais, muito bate-papo sobre prevenção às drogas, violência e o papel do policial na sociedade. No papel de professores, os policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia, Marco Barbosa e da 2ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, Paulo Vila Prado Amaral comandaram Programa Papo de Responsa da Polícia Civil, na
escola Estadual de Ensino Médio Guimarães Rosa, na tarde dessa terça-feira (19), em Cachoeirinha

Por cerca de duas horas, alunos da Escola Guimarães Rosa tiveram a oportunidade, de bater um papo com os policiais, onde eles puderam conhecer um pouco mais sobre a polícia judiciária e também sobre os projetos de Vida, Vida Saudável e de Combate à Violência.

O que é Papo Responsa

O Papo de Responsa é um Programa desenvolvido na Polícia Civil do RS desde outubro de 2016, com atuação junto às escolas de ensino fundamental, médio, sejam elas públicas ou privadas, na promoção de um “PAPO” – um diálogo descontraído sobre prevenção à violência e o papel do policial na sociedade, tendo como público alvo a interlocução com crianças, adolescentes e jovens.

Através do programa ocorre um diálogo descontraído sobre prevenção às drogas e todas as consequências advindas do tráfico e consumo. Outros assuntos de interesse do público focado podem ser tratados em razão dos laços de interação que são formados a partir da aproximação social, tais como Bullying, violência, o ato infracional e seus desdobramentos.

O trabalho da equipe do Papo de Responsa inicia através de convite das instituições. A partir do agendamento, o tema é proposto por sugestão da escola. Nesse encontro, a conversa entre policiais e alunos se dá de forma descontraída, com espaço para os jovens participarem efetivamente com questionamentos e diálogo nos temas relacionados ao cotidiano escolar. Os policiais, através de atividades, visitas e palestras, promovem esta interação e aproximação da Polícia Civil com a sociedade, essencialmente destacando a importância das escolhas de vida dos jovens.

Compartilhe essa notícia
error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.