Alunos de Gravataí promovem a exposição do projeto "Os Dinossauros" - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Incentivando o aprendizado das crianças - Foto: João Pedro Espíndola/PMG

Alunos de Gravataí promovem a exposição do projeto “Os Dinossauros”

A ação foi realizada pelas turmas de Pré II da instituição Rui Ramos

Publicidade

Gravataí – Com o intuito de estimular novas práticas de aprendizado e apresentar um pouco mais sobre o período pré-histórico, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rui Ramos, localizada no bairro São Geraldo, promoveu, na última sexta-feira (10), a exposição do projeto “Os Dinossauros”. A ação, que foi desenvolvida em sala de aula pelas turmas de Pré II, compostas por crianças entre 5 e 6 anos, contou com a participação da comunidade, que pôde prestigiar os diversos materiais produzidos pelos alunos e participar de algumas atividades no ambiente escolar.

Publicidade

No projeto, que foi desenvolvido entre os meses de agosto e setembro, os alunos tiveram a oportunidade de aprender, de forma muito divertida, um pouco mais sobre todo o universo dos dinossauros, como sua origem, habitat, espécies, tamanhos, procriação e, também, sobre a paleontologia e a profissão de paleontólogo. Após cada assunto desenvolvido em aula, os alunos produziam materiais e atividades sobre o tema aprendido.

Publicidade

De acordo com a secretária de Educação, Magda Ely, o brincar com um significado específico, na educação infantil, é muito importante para o desenvolvimento integral da criança. “Projetos como esse estimulam a criatividade e a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa. Quando ainda integram família e escola num mesmo objetivo, o resultado é sucesso garantido”, comentou.

Conforme a diretora da Rui Ramos, Rosemeire Murbach, o projeto surgiu da curiosidade dos alunos que queriam saber mais sobre o universo dos dinossauros. Rosemeire, ainda, ressaltou todo o processo de construção coletiva dos projetos, que contou com o apoio de pais e familiares. Durante a ação, os envolvidos ainda puderam participar da atividade que recebeu o nome de Yoga dos Dinossauros. Conduzido pela professora Silvia Debastiani, os participantes foram incentivados a reproduzir alguns movimentos que se assemelhavam às características de cada dinossauro, o que foi motivo de muita risada entre todos.

Publicidade

Acompanhado pelo seu pai André Meyer, o aluno Joaquim Beker contou que gostou muito de ter participado do projeto e que o seu dinossauro preferido era o Pterodátilo. André relatou que achou ótimo o projeto, pois é uma forma mais divertida de estimular o aprendizado entre as crianças. “Na prática, o aprendizado acaba se tornando mais fácil.”

O projeto “Os Dinossauros” foi desenvolvido pelas professoras Angela Xavier, Ilce Agnes, Sílvia Debastiani e Fernanda Rosa. Ao final da exposição, pais e alunos plantaram mudas de árvores, dando início a ação que ocorrerá nos próximos meses, em alusão ao período da primavera. Na ocasião, a comunidade escolar colocará em prática a execução de um jardim e aprenderá um pouco mais sobre flores, chás, temperos e alimentos saudáveis. O projeto também trabalhará com o tema “todos somos bonitos, cada um com sua individualidade.”

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.