Alunos de Gravataí participaram da Semana da Maria da Penha nas escolas – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
As palestras ocorreram em cnco

Alunos de Gravataí participaram da Semana da Maria da Penha nas escolas

As palestras educativas ocorreram ao longo da última semana nas escolas Carlos Bina, Emília Viega da Rocha, Barbosa Rodrigues e Tuiuti.

Publicidade

Gravataí – Mais de 500 estudantes de Gravataí participaram das palestras referentes à “3ª Semana Maria da Penha nas Escolas”. As apresentações ocorreram ao longo da última semana nas escolas Carlos Bina, Emília Viega da Rocha, Barbosa Rodrigues e Tuiuti.

Publicidade
Publicidade

Durante o evento, os soldados palestraram sobre a atuação da Patrulha Maria da Penha nos municípios de Gravataí e Glorinha, abordando procedimentos relacionados à solicitação de medidas protetivas de urgência e explicando o funcionamento da Rede Lilás. O intuito foi fomentar reflexões acerca do combate à violência contra a mulher, conscientizando adolescentes, jovens, adultos, estudantes e professores da comunidade escolar sobre a importância do respeito aos direitos humanos, segundo informou a Soldado Janaína Bohn, da Patrulha Maria da Penha do 17º Batalhão de Polícia Militar de Gravataí.

Publicidade

Além disso, os soldados elucidaram as dúvidas dos alunos acerca dos diversos tipos e formas de violência doméstica. Destacaram, ainda, a importância da efetivação de registros e denúncias em qualquer local onde ocorram tais violações. Como parte integrante dessa iniciativa, a comunidade escolar foi agraciada com folders informativos contendo números úteis da rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica. Os soldados reforçaram os números de telefone essenciais para denúncias de violência contra a mulher, tais como a Brigada Militar (190) e o Dique-Denúncia (181), conforme explicou a soldado.

Semana Maria da Penha nas escolas

Publicidade

A Semana Maria da Penha nas Escolas tem como objetivo dar efetividade à Lei 14.164/2021, que alterou a Lei 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), determinando a inclusão de conteúdos sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica. Para fortalecer as políticas de prevenção no Rio Grande do Sul, foi promulgada a Lei 15.702/2021. A instituição da semana visa contribuir para o conhecimento da comunidade escolar acerca da Lei Maria da Penha e está prevista para ocorrer anualmente, na última semana do mês de novembro, em escolas públicas e particulares do Estado.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.