Alunos de Gravataí participam de palestra sobre educação no trânsito – oreporter.net – Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Aprendendo sobre as Leis de trânsito - Foto: Divulgação/Semurb

Alunos de Gravataí participam de palestra sobre educação no trânsito

A atividade tem como objetivo conscientizar e ensinar as crianças a construírem um trânsito seguro

Publicidade

Gravataí – A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), representada pela Escola Pública de Trânsito de Gravataí (EPT Gravataí), promoveu atividades sobre trânsito seguro na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Getúlio Vargas, na Morada do Vale I. A ação ocorreu na última terça-feira, (28), e contou com a participação dos alunos da instituição.

Publicidade
Publicidade

A atividade tem como objetivo conscientizar e ensinar as crianças a construírem um trânsito seguro, seja como pedestre ou como condutor num futuro próximo. De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana Guilherme Ósio, ações como está irão atingir, só em 2023, mais de duas mil crianças e adolescentes. “Nossos jovens estão aprendendo sobre os direitos e deveres dos pedestres, o cuidado e perigo de misturar álcool e direção, e também o papel dos ciclistas no trânsito. Nossa equipe também trabalha a questão da carona segura. Ou seja, são temas relevantes, que precisam ser trabalhados”, destaca.

Publicidade

A supervisora da escola Presidente Getúlio Vargas Eliane Teixeira Vargas afirmou que é sempre uma satisfação promover este tipo de atividade. “É fundamental que os alunos possam ser disseminadores da importância da responsabilidade de não dirigir ao consumir bebidas alcoólicas, por exemplo. Acreditamos na educação para um trânsito segurou”, ressaltou.

Segundo o secretário adjunto da Semurb e diretor de Trânsito Flávio Ribeiro, várias dinâmicas como circuitos, formações, distribuição de materiais impressos e eletrônicos, apoio a trabalhos acadêmicos e paradas educativas são realizadas na cidade. “Muitas atividades são feitas em parceria com os grupos de resgate voluntário, como o Grave, Corpo Voluntário de Socorro e Resgate e Anjos do Asfalto, grupos de ciclistas, a exemplo o Mais Ciclovias e o Garage Bike, entre outras entidades, empresas e associações”, orgulha-se Flávio da rede de apoio para ações coletivas e continuadas.

Publicidade

De acordo com a coordenadora da EPT Gravataí Lislaine Carvalho, quando o assunto é o pedestre, um dos focos é o uso adequado da calçada e da faixa. Entre 2019 e 2021 os dados mostram que 11% dos óbitos no trânsito, a nível nacional, são de pedestres. tR“Gravataí ultrapassa os 32%”, alerta a educadora. Para Lislaine, que trabalha como agente de trânsito desde 2020, todas as equipes da Semurb estão comprometidas com a segurança viária. “No ano de 2023 serão atendidas aproximadamente dez mil pessoas com atividades diversas”, enfatiza a coordenadora.

Mais educação

Com o objetivo de qualificar ainda mais as atividades promovidas pela EPT Gravataí, a Semurb recebeu do grupo Mais Ciclovia, em parceria com o grupo Garagens, duas bicicletas, que serão usadas na escolinha em eventos como o Rua Aberta, Fearg e demais atividades. A entrega foi feita por João Godoy e Leandro Maia, fundadores dos grupos de ciclismo.

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.