Agosto Dourado teve mamaço especial - oreporter.net - Notícias de Cachoeirinha e Gravataí
Incentivando a amamentação materna - Foto: PMG/Divulgação

Agosto Dourado teve mamaço especial

Na última segunda-feira (13) a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Conquista, em parceria com o CENQ (Centro Especializado em Nutrição e Qualidade de Vida), realizou um mamaço alusivo ao Agosto Dourado – mês do Aleitamento Materno. “A enfermeira da unidade Ana Gabriela Frantz e a nutricionista Juliana Fontoura coordenaram a atividade que reuniu gestantes, lactantes com seus filhos e avós”, detalhou a coordenadora do CENQ nutricionista Margarete Kayser. Segundo ela, a ação teve como objetivo abordar os benefícios do aleitamento materno para mães e crianças, destacando a importância da sua exclusividade até o sexto mês de vida e que seja complementado até os dois anos ou mais.

Publicidade

A palestrante Juliana falou também sobre os riscos da amamentação cruzada. “Não deve ser praticada”, frisa. Segundo ela, no caso da mãe ter uma elevada produção de leite, pode fazer contato com o Banco de Leite Humano (se deseja fazer a doação de leite materno) mais próximo de sua residência, porém deve evitar amamentar ao seio outra criança que não o seu próprio filho.

A USF Nova Conquista é certificada na Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) do Ministério da Saúde e realiza diversas ações de saúde para crianças menores de dois anos. O objetivo da EAAB é qualificar o processo de trabalho dos profissionais da Atenção Básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do SUS.

Publicidade

Sobre o Agosto Dourado

O Agosto Dourado em Gravataí segue com as oficinas dias 05 e 13 de setembro, além do VI Seminário da Rede Cegonha, dia 22 de agosto, no auditório da Ulbra, com turmas das 8h30 às 12h, ou das 13h30 às 17h (sem inscrições prévias). Neste dia também será realizada a entrega da certificação para as unidades  que participam da Rede Amamenta Alimenta Brasil.

Publicidade

Confira os palestrantes do evento:

Tatiana Heidi Oliveira Bispo – Graduada em Enfermagem pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso/RJ), Especialista em Saúde Pública com ênfase em PSF pela Faculdade São Camilo/MG, Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Atualmente servidora da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, compondo a equipe técnica da Coordenação Estadual de IST/Aids no Núcleo de Vigilância.

Clarice Solange Teixeira Batista – Graduada em Administração em Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Especialista em Informação Científica e Tecnológica na Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente servidora da Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, compondo a equipe técnica da Coordenação Estadual de IST/Aids no Núcleo de Vigilância.

 

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.