Gravataí

Ações marcam o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher em Gravataí

Palestras abordaram rede de apoio, autoestima e formas de enfrentar à violência doméstica

Gravataí – Em alusão ao Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, celebrado nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Gravataí promoveu uma série de ações de conscientização em diferentes pontos da cidade. As atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal da Mulher e Direitos Humanos (SMDH) e tiveram como foco o fortalecimento da rede de apoio, a valorização da autoestima e a orientação sobre formas de enfrentamento da violência doméstica e familiar.

A secretária da Mulher e Direitos Humanos, Analú Sônego, destacou a importância das iniciativas educativas. “As ações informativas sobre os sinais, o ciclo e a escalada da violência doméstica ajudam na identificação de relações abusivas e no acesso aos órgãos de proteção e enfrentamento”, afirmou.

No Hospital Dom João Becker, a advogada da Casa Lilás, Thaís Marcelino, ministrou a palestra “Violência doméstica contra a mulher: rede de apoio, repercussão psicológica e autoestima”. O encontro foi direcionado aos profissionais da instituição e abordou a importância do acolhimento humanizado e da integração entre os serviços de saúde e a rede de proteção do município.

Paralelamente, a guarda municipal Fabiela Ribeiro, também integrante da Casa Lilás, conduziu uma palestra na Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Vale, onde tratou sobre a identificação de casos de violência e as formas de enfrentamento. A ação buscou orientar servidores e a comunidade sobre os sinais de violência e os canais de acolhimento e denúncia disponíveis em Gravataí.


Mulheres em situação de risco podem buscar apoio junto à Casa Lilás, pelos telefones (51) 3600-7720 e 0800-510-2468, pelo WhatsApp (51) 3600-7722 ou presencialmente na Rua Heitor de Jesus, 232, no Centro. O atendimento também pode ser solicitado por meio da Guarda Municipal, pelos números 153 e (51) 3600-7634.

Artigos relacionados

error: Não autorizamos cópia do nosso conteúdo. Se você gostou, pode compartilhar nas redes sociais.