O nível das águas está sendo constantemente monitorado pelos fiscais de trânsito e pela Defesa Civil
Cachoeirinha – A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Cachoeirinha emitiu uma nota nesta quarta-feira (13), no início da tarde, em resposta às condições do trânsito. O comunicado foi divulgado após a circulação, nas redes sociais, de uma foto de 2015 que mostra parte da Avenida Assis Brasil, no sentido de Cachoeirinha, nas proximidades da Travessia Francisco de Medeiros coberta pelas águas do Rio Gravataí.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Émerson Santos, a imagem é antiga e não reflete a situação atual. O acesso a Cachoeirinha pela Avenida Assis Brasil continua com o fluxo liberado para a passagem de veículos em ambos os sentidos. O nível das águas está sendo constantemente monitorado pelos fiscais de trânsito e pela Defesa Civil.
Além desse ponto, os fiscais de trânsito estão monitorando a situação na Avenida das Indústrias, no limite entre Cachoeirinha e Canoas, onde há um acúmulo de água na via. O valão da Avenida Marechal Rondon, no limite de Cachoeirinha -Gravataí. O Pier na Praça do Ecoturismo também está parcialmente alagado devido ao alto nível das águas do Gravataí, declarou o secretário.

Émerson Santos informou que as únicas duas vias bloqueadas devido aos alagamentos em Cachoeirinha são a Estrada do Nazário, no limite entre Cachoeirinha e Esteio, e a Rua Pacaembu, entre as Ruas Caboçu até Botafogo, no Parque da Matriz. Portanto, antes de compartilhar ou divulgar imagens ou áudios sobre alagamentos ou enchentes, é importante que a população verifique por meio dos canais oficiais do governo ou mesmo nos meios de comunicação.
Os fiscais de trânsito, assim como os demais órgãos oficiais, estão de prontidão para atender às demandas decorrentes de situações que possam causar bloqueios nas vias e estão disponíveis 24 horas por dia. Em caso de emergência, acione o número 153.