Ação rápida da BM recupera caminhão roubado na RS-118
A ação ocorreu após a vítima comunicar o crime pelo telefone 190, o que possibilitou o acionamento imediato das equipes policiais
Gravataí – Um caminhão caçamba foi recuperado pela Brigada Militar de Gravataí poucas horas após ter sido roubado na manhã desta terça-feira (27), em Sapucaia do Sul. A ação ocorreu após a vítima comunicar o crime pelo telefone 190, o que possibilitou o acionamento imediato das equipes policiais.
Conforme informações repassadas pela vítima aos policiais militares da Sala de Operações do 17º Batalhão de Polícia Militar (17º BPM), o veículo, um Ford/Cargo 1129, de cor vermelha, havia sido roubado no cruzamento da RS-118 com a avenida João Pereira de Vargas, no Centro de Sapucaia do Sul. O proprietário informou ainda que o caminhão possuía sistema de rastreamento por GPS, que indicava a localização em uma área rural, em Gravataí.
Com base nos dados do rastreador, repassados pela vítima à Sala de Operações, uma guarnição da Patrulha Rural do 17º BPM foi acionada e deslocou-se até o ponto indicado, no bairro Cadiz. No local, os policiais localizaram o caminhão estacionado em uma área abandonada, utilizada para retirada de terra. O veículo estava com as portas e os vidros fechados e sem a chave. Antes de contatarem o proprietário, os policiais realizaram buscas na região, porém nenhum suspeito foi localizado. Em seguida, o dono do caminhão foi acionado, compareceu ao local e confirmou que se tratava de seu veículo, explicaram os policiais militares.
O comandante do 17º BPM, Tenente- Coronel, Vinicius Ayres, destacou a importância de acionar o 190 imediatamente, mesmo nos casos em que o veículo possua sistema de rastreamento. “O contato direto com a Brigada Militar é fundamental para que as informações sejam repassadas em tempo real às equipes de serviço. O rastreador auxilia, mas a comunicação pelo 190 permite a mobilização rápida do efetivo e aumenta as chances de recuperação”, afirmou.
O comandante também ressaltou o trabalho desenvolvido pelos policiais militares do 17º BPM. “A pronta resposta da Sala de Operações e o empenho das guarnições demonstram a importância do trabalho integrado e do efetivo empregado diariamente na proteção da comunidade”, concluiu.
Após a recuperação, foi registrada a ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí. Concluídos os trâmites legais, o veículo foi restituído ao dono.







